Segurança é um dos nossos principais pilares, isso ajudou a criar e guiar o Volvo PVST (Programa Volvo de Segurança no Trânsito). Até então (nos anos 80), as notícias sobre acidentes não eram relevantes e não refletiam a realidade do país, mas após algumas ações do programa, as coisas começaram a mudar.

Sem estatísticas ou informações seguras, os meios de comunicação não noticiavam os acidentes e os tratavam como situações inevitáveis. O PVST contribuiu fortemente para envolver cada vez mais toda a sociedade, o governo e a imprensa nessa causa. As ações do projeto mostraram a todos que as tragédias podiam ser evitadas, por meio de fóruns, seminários, simpósios e campanhas que alertavam e educavam sobre a importância de existir conscientização sobre o trânsito. Solange Fusco, diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Volvo América Latina, ressalta: “A Volvo, que fabrica os veículos mais seguros do mundo, foi ousada ao tomar a liderança deste tema e engajar a imprensa nesta luta. Muitos jornalistas se tornaram verdadeiros embaixadores da causa, trazendo uma grande contribuição para resolver um problema que depende muito de informação e atitude”.

Quando o Programa da Volvo foi criado, um dado que chamou muita atenção foi que no Brasil morriam 50 mil pessoas por ano em acidentes de trânsito, o mesmo número de mortos da guerra do Vietnã. Atualmente, o cenário é outro. As ações do Programa Volvo de Segurança no Trânsito continuam sendo ousadas, recentemente, contribuindo de forma indireta foi possível avançar em algumas leis e normas respectivas ao trânsito. Uma delas foi a lei que tornou obrigatório o para-choque traseiro rebaixado e resistente nos caminhões, uma medida que ajuda a salvar vidas em caso de colisão traseira com veículos menores (conhecido como efeito guilhotina). Outro item que sofreu intervenção do Programa foi a obrigatoriedade no uso do cinto de segurança, para isso, uma campanha foi produzida e distribuída. O vídeo que integrava esse trabalho ficou muito conhecido, principalmente por ter sido o primeiro produzido pela Volvo, na Suécia, que demonstrava a eficácia do cinto.

Imagem de Amostra do You Tube

Quer conhecer mais sobre o nosso programa? Acesse o site do PVST: www.pvst.com.br. Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais e conhecer as nossas novidades: Facebook | Instagram