Em parceria com a Renova, empresa sueca especialista em resíduos e reciclagem, a Volvo está testando um caminhão Volvo FM autônomo para realizar coleta de lixo. O projeto tem como objetivo encontrar uma forma de realizar a coleta reduzindo acidentes e aumentando a eficiência na execução da tarefa. Tendo isso em vista, seus principais focos são: a segurança, que é primordial para um veículo que transita em áreas residenciais, a melhora nas condições de trabalho dos motoristas e lixeiros e o aumento da produtividade, que é uma consequência dos primeiros pontos.

Para alcançar os resultados propostos, o veículo monitora a área ao seu redor, identificando obstáculos e contornando-os. Caso surjam empecilhos inesperados, como pessoas atravessando a rua ou um carro parando de forma brusca, ele para automaticamente.

Além disso, na implementação de novas rotas o trajeto é acompanhado pelo I-See, sistema de gerenciamento de informações do GPS, para que nas próximas vezes o caminhão já tenha registrado o caminho que deve fazer. O caminhão conta ainda com a I-Shift e, por isso, suas trocas de marcha e velocidade são otimizadas. Dessa forma, o consumo de combustível e as emissões de gás podem ter reduções.

Antes que os caminhões autônomos sejam uma realidade nas ruas, os testes continuarão avaliando diversas funcionalidades de segurança e principalmente a aceitação da proposta pelos motoristas.

Continue atualizado com as novidades do mercado e dicas de estrada acompanhando o blog e nossas redes sociais: Facebook | Instagram.