Foram mais de 2 anos de desenvolvimento para que fosse possível viabilizar a operação e os testes feitos com o mais novo lançamento da Volvo: o VM Autônomo. O caminhão autônomo, já testado e em atuação na cidade de Maringá, no Paraná, dentro da usina Santa Terezinha (empresa do Grupo Usaçúcar, um dos maiores produtores e exportadores de açúcar do Brasil).

Esse caminhão foi desenvolvido para reduzir as perdas na colheita de cana-de-açúcar, causados pelo pisoteamento de soqueiras (brotos) pelo veículo durante o trajeto do corte nas lavouras. Sozinho, o VM Autônomo consegue eliminar 4% da perda, que geralmente gira em torno de 12% da produção total. Com toda a rota traçada via satélite e controlada por uma central, a precisão de 2,5 centímetros que esse VM consegue é considerada alta por especialistas.
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“Não esmagar os pés de cana remanescentes na colheita era uma reivindicação antiga que tínhamos. O pisoteamento de soqueiras é atualmente o principal malefício da cultura da cana-de-açúcar no Brasil, maior inclusive que os problemas provocados pelo clima e por pragas”, afirma Paulo Meneguetti, diretor financeiro e de suprimentos do Grupo Usaçucar, cliente da Volvo há 30 anos.

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“Somos reconhecidos mundialmente por soluções de transporte inovadoras. Este é mais um lançamento que vai revolucionar o transporte no agronegócio brasileiro, um dos mais competitivos do mundo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “Mais uma vez, mostramos a força da inovação e da liderança em tecnologia presentes no DNA da Volvo”, complementa o presidente.

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