A startup Otto, formada por profissionais que já passaram por empresas como Google, Tesla e Apple, divulgou a criação de um kit que dá autonomia a caminhões tradicionais. A empresa já havia desenvolvido projetos de carros autônomos.

O kit que modifica os caminhões para rodarem de forma autônoma consiste em uma combinação de câmeras e sensores acoplados ao topo do veículo, aliados a softwares e um hardware capazes de realizar a direção. Segundo a Otto, o caminhão transformado em autônomo consegue trafegar até 11 horas diárias, o que pode auxiliar na economia de combustível e na redução de acidentes. Entretanto, alguns pontos sobre a proposta ainda estão em discussão, como a segurança, que ainda não é 100% garantida.

Recentemente, a empresa realizou testes em estradas da Califórnia utilizando caminhões Volvo VNL 780, mas é importante enfatizar que a Otto não possui parceria com a companhia. A Volvo desenvolve projetos de veículos autônomos próprios e não considera transformar um caminhão tradicional em autônomo. Além disso, todos os testes são desenvolvidos em ambientes controlados e com a máxima segurança.

De qualquer forma, estamos de olho em tudo que é feito no mercado em relação a esse assunto e todas as outras novidades sobre caminhões, trânsito e estradas. Por isso, sempre acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram