O trabalho na mineração é, geralmente, muito arriscado e precisa de equipamentos que sejam robustos. Desde o ano passado, o bruto da Volvo, FMX testa um tipo de direção autônoma, controlado por comandos vindos de fora da cabine do caminhão. A mineradora Boliden, da Suécia, foi a escolhida para os testes, o local é ideal por ser a única mina que possui sinal de wi-fi, já que o bruto uso o sinal de GPS.

O caminhão adaptado que está na mineradora recebeu 6 sensores com precisão milimétrica que conseguem medir e mapear o ambiente por onde passam a partir de pulsos de luz.

O sistema é operado por uma equipe que fica fora da mina. Eles definem qual é a missão, quais e onde serão as paradas efetuadas no trajeto e a rota. Mesmo no escuro, o FMX em teste consegue desviar de obstáculos, identificar paredes irregulares e realizar manobras quando necessário para mudar o caminho. “É um trabalho desgastante que não deve ser feito por pessoas, mas por máquinas. Vamos deslocar esses trabalhadores para outras posições na operação”, diz Peter Burman, que lidera o programa de automação das minas da Boliden.
Veja o FMX autônomo em ação no vídeo abaixo:
Imagem de Amostra do You Tube

No site da Volvo você pode conhecer melhor o FMX e tudo o que esse bruto consegue fazer, clique aqui para ver.