Apneia do sono é uma disfunção muito comum, que consiste em uma parada respiratória durante sua noite de sono. Esse mal atinge vários motoristas de caminhão e causa extrema sonolência durante o dia, podendo levar a pessoa a adormecer sentada ou até em pé, o que é muito perigoso, principalmente para profissionais em cargos que exigem muita atenção e estado constante de alerta. Por isso, é muito importante que você, volveiro, saiba todos os detalhes para evitar esse perigo nas suas viagens.

São vários os fatores que agravam esse distúrbio, entre eles estão problemas na faringe, cordas vocais, arcada dentária, céu da boca e até coluna. Outro grande influenciador é o sobrepeso. Entre as pessoas que se encontram num quadro de apneia, grande parte estão bem acima do peso e também roncam bastante.

Para superar essa situação, pode ser necessário realizar procedimentos clínicos ou cirúrgicos e ainda, usar aparelhos que melhoram a respiração durante o sono. Às vezes, há a necessidade de encaminhar o paciente ao dentista ou fisioterapeuta para complementar o processo. Após fazer o tratamento, o motorista pode voltar a cumprir suas funções normalmente.

Se você anda se sentindo muito sonolento ou está dormindo mal e acredita que pode sofrer de apneia do sono, procure um médico para fazer os tratamentos indicados e poder voltar logo às suas atividades.

Continue acessando nossas dicas através do blog e também de nossas redes sociais: Instagram | Facebook.