O projeto Volvo Concept Truck, apresentado em maio de 2016, teve algumas alterações visando sua evolução. Além das alterações aerodinâmicas, o aumento da resistência ao rolamento e a redução de peso, a nova versão também traz uma linha motriz híbrida. Essa mudança possibilita a recuperação de energia em descidas e freadas, armazenando-a nas baterias do veículo e utilizando-a para alimentar o caminhão de modo elétrico nos trajetos planos ou inclinações reduzidas.

Um aperfeiçoamento do sistema I-see foi desenvolvido especialmente para a linha motriz híbrida, prevendo a topografia a seguir para compreender qual é a melhor escolha para a situação: motor diesel ou elétrico.

Nos percursos com distâncias longas, essa linha motriz permite desligar o motor à diesel em aproximadamente 30% do tempo de condução. Isso poupa até 10% de combustível, variando de acordo com o veículo e ciclo de condução. Ela também torna possível conduzir completamente em modo elétrico por até 10km.

Claes Nilsson, CEO da Volvo Trucks, acredita que nos próximos anos, considerando o comportamento da sociedade que está voltando seu olhar para o uso de energias renováveis e soluções em transporte, a eletromobilidade e a tecnologia híbrida serão cada vez mais essenciais. Tendo isso em vista, o Volvo Concept Truck teve seu trem de força desenvolvido para melhorar a eficiência de transporte e colaborar para a evolução da indústria em relação a projetos sustentáveis. Dentro disso, aumentaram as experiências, conhecimentos e possibilidades relacionadas a área, fazendo com que as tecnologias desenvolvam-se ainda mais.

Para manter-se sempre bem informado, continue acessando o blog e nossas redes sociais: Instagram | Facebook.