Está em análise nas comissões de Viação e Transportes o Projeto de Lei 4969/16 do deputado Lincoln Portela, que prevê a inclusão de um dispositivo de alerta sonoro, em ônibus e caminhões, que dispara aos sinais de sono por parte do motorista.

A proposta visa reduzir o número de acidentes causados pela sonolência ao volante. Esses acidentes são a causa de, aproximadamente, 30% das mortes no trânsito, valor anual chega até 7 mil pessoas, segundo a Associação Brasileira de Sono (ABS). O deputado Portela comenta que um terço das fatalidades ocorridas nas estradas envolvem caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Fadiga e sono são sintomas muito comuns aos profissionais que trabalham em condições extremas, como é o caso de motoristas de caminhão e ônibus, que se desgastam muito por precisar estar em constante estado de alerta, além de fazer grande esforço físico. Por isso, é importante se prevenir, o que justifica a necessidade de aprovação do projeto, e também atentar-se à possíveis distúrbios do sono, como a apneia.

Para evitar que você se canse de maneira excessiva, é essencial ter um bruto que esteja pronto para sua operação, te dê segurança e conforto. Para garantir o seu, acesse aqui nosso site de seminovos e aproveite nossas ofertas!