Telemetria é uma tecnologia que permite o monitoramento de objetos à distância, por meio de transmissores sem fio, como sinais de rádio, satélite ou rede de telefonia celular. Esse sistema é aplicado em várias áreas como meteorologia, tratamento de esgoto, agricultura e transporte.
Tratando-se do uso em veículos, é possível coletar informações relativas à condução e tráfego, tais como:

Tempo que o veículo fica parado;
Tempo do veículo em movimento;
Consumo de combustível;
Distância percorrida;
Velocidade atingida;
Rotação e temperatura do motor;
Uso do freio.

De maneira mais específica, a contribuição da telemetria para a gestão inteligente e maior segurança das frotas é significativa. É possível:

Reduzir custos através do monitoramento do consumo de combustível;
Garantir maior segurança, já que, caso haja imprevisto ou até mesmo um assalto, a atualização simultânea das informações aciona a central, que pode ir amparar e auxiliar o motorista;
Aumentar o tempo de vida útil das peças através da identificação antecipada das falhas;
Compreender os padrões de dirigibilidade;
Reconhecer variações extremas de velocidade, que podem significar algum problema mecânico.

Em resumo, ter uma visão panorâmica da operação possibilitando corrigir falhas e otimizar os processos.

A Volvo conta com o DynaFleet, um sistema de telemetria via redes de telefonia celular (GRPS/GSM), que armazena os dados em um portal e emite relatórios para facilitar a compreensão e administração das informações. Esses relatórios notificam o usuário sobre o consumo de combustível, notifica variações incomuns na velocidade, o uso do piloto automático e também registra se as conduções estão acima ou dentro da faixa econômica.
Gostou de saber mais sobre a telemetria? Restou alguma dúvida? Conte para nós!

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais: Facebook e Instagram e continuar acompanhando o blog para se manter sempre informado e recebendo nossas dicas.