Recentemente a Volvo lançou a 6ª geração da I-Shift, sua renomada caixa de câmbio eletrônica. A primeira versão da ferramenta foi lançada em 2003 e, desde então, é conhecida mundialmente pela economia de combustível, conforto e segurança que proporciona.

Segundo Deonir Gasperin, engenheiro de vendas de caminhões da Volvo, essa nova geração – graças a sua associação ao mecanismo I-see e os sensores posicionados na caixa – compreende qual é a carga transportada e também a topografia da região, aprimorando as trocas de marcha e garantindo menor consumo de combustível e maior velocidade média. Ela possibilita uma economia do diesel de até 3% maior do que na edição anterior, melhora o comportamento do acelerador e dá mais conforto para o motorista, trazendo rentabilidade à operação.

Sem o pedal da embreagem, a ferramenta otimiza o trabalho do motorista já que, quando está no modo automático, ele só precisa acelerar e frear, no manual é necessário apenas um toque no botão para efetuar a troca de marcha. É possível ainda que o motorista defina a forma em que quer conduzir o veículo: em modo econômico ou em potência máxima. Além disso, o sistema evita a troca de marchas indevidas e, assim, garante um aumento da eficiência, maior durabilidade do trem de força e menor desgaste das peças de transmissão.

Outra novidade apresentada pelo lançamento é a caixa eletrônica I-Shift super reduzida, que oferece as opções de 13 ou 14 marchas. A modalidade é direcionada para a linha F e comporta um peso bruto total de até 300 toneladas. Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte de vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina, afirma que: “É uma solução voltada para nichos de mercado e aplicações especiais, que até então não tinham uma caixa de câmbio que atendesse o transporte em situações específicas”.

Os caminhões da linha F ainda podem sair de fábrica com o Driver Coaching, ferramenta que dá orientações de condução ao motorista, em tempo real. O mecanismo informa: a média de consumo, se a I-shift está sendo usada corretamente, entre outros dados. E ainda, dá instruções de como conduzir de maneira mais eficiente. Essas mesmas informações passadas ao motorista durante sua jornada, ficam disponíveis no portal e no aplicativo Dynafleet.
“São inovações como essa que fazem a Volvo ser a número 1 em produtividade, performance e consumo de combustível para os nossos clientes”, aponta Wilson Lirmann, presidente da Volvo Latin America.

Quer saber mais sobre essa nova geração? Clique aqui! Para estar sempre por dentro das novidades da Volvo, fique atento ao blog e siga nossas redes: Facebook | Instagram