Durante uma viagem você precisa estar atento a sua segurança e, também, tentar cuidar dos motoristas que estão na mesma via que você. Utilizar o pisca, ultrapassar apenas pela faixa da esquerda e respeitar veículos menores são algumas atitudes que você deve adotar enquanto está dirigindo. Os pneus são parte importante quando o assunto é segurança, afinal, eles são itens primordiais para que o caminhão rode sem nenhuma surpresa.

Para ajudar você, listamos algumas dicas que vão te ajudar a cuidar dos pneus do seu caminhão e deixar sua viagem mais segura. Confira:

Segurança para você, para a carga e para quem está na via
Um pneu com seus sulcos gastos oferece um imenso risco durante a rodagem. Além de perder a estabilidade em freiadas, ele pode estourar e causar um grande acidente para quem está dirigindo o bruto e para quem estiver por perto. Um truque simples para saber a hora de trocar os pneus do caminhão é colocar uma moeda de 1 real no centro da banda, se você conseguir ver a parte dourada é porque está na hora de passar em um borracheiro.

Para rodar você precisa mais do que pneus bons
Para que os pneus rodem, outros elementos precisam trabalhar em conjunto, como eixos, rolamentos, rodas, freios, molas e amortecedores. Verifique frequentemente o funcionamento destes componentes, todos eles recebem efeito direto de desgaste das rodas.

Seu caminhão sempre na direção certa
Balanceamento e alinhamento, itens essenciais para manter a estabilidade de direção, evitar vibrações e desgaste dos pneus. O recomendado é balancear as rodas em todas as revisões ou sempre que você sentir vibrações diferentes no piso do caminhão ou no volante. Já o alinhamento precisa ser feito sempre que você sentir que a direção está puxando mais para direita ou esquerda, isso geralmente é causado por algum impacto sofrido na suspensão ou desgaste irregular de algum componente.

Mais estabilidade para a viagem
Calibrar os pneus deve ser uma preocupação antes de cada viagem, pois rodar com a calibragem errada aumenta o consumo de combustível, o desgaste dos pneus e a estabilidade nas curvas fica comprometida. Cada fabricante possui uma recomendação específica e você deve seguir.

Esses são os principais cuidados que você precisa ter para sempre viajar com segurança e tranquilidade. Lembre-se: leva seu bruto regularmente para um mecânico de confiança para fazer uma inspeção em todas as peças.

Gostou das dicas? Continue seguindo a Volvo nas redes sociais: Facebook | Instagram