Imagine um caminhão arrancando de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. Com mais de 2.400 cavalos e 600 mkgf de torque, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro) agora possui 2 recordes mundiais de velocidade: dos 500 e 1.000 metros, reconhecidos pela Federação Internacional de Automobilismo, a FIA.

Conduzido pelo ex-campeão europeu de corridas de caminhões Boije Ovebrink, o teste foi realizado em uma pista no norte da Suécia, onde o caminhão fez 1.000 metros em 21,29 segundos e com 169 km/h de média. Já nos 500 metros, o Iron Knight obteve um tempo de 13,71 segundos e 131,29 km/h de velocidade média. A velocidade máxima alcançada foi de 276 km/h.

Inspirado no modelo FH, o caminhão passou por transformações em várias partes, com exceção do motor e da transmissão I-Shift Dual Clutch.

“Isso mostra que a nossa transmissão I-Shift Dual Clutch tem um potencial enorme e que não o deixa ficar mal em condições extremas. O fato de o recordista mundial utilizar a mesma caixa de velocidades dos nossos caminhões FH de série é algo de que nos orgulhamos muito”, destaca Claes Nilsson, presidente e CEO da Volvo Trucks.

Quer ver como esse bruto foi no teste? O vídeo com as quebras dos recordes já está disponível, com legendas em português. Confira aqui como foi:Imagem de Amostra do You Tube