Com a alta na inflação, tudo o que envolve uma viagem de carga sofreu aumento no valor, menos o frete que, em alguns casos, manteve seu preço. É importante que você mantenha um controle de gastos e saiba exatamente qual é o custo para rodar com o seu caminhão, isso vai refletir no quanto será o preço de um frete feito por você e vai te ajudar a saber se está lucrando ou tendo algum prejuízo.

Para fazer esse controle, reúna todas as despesas durante a viagem: os custos de combustível, pedágios, entre outros, os custos de manutenção e de rodagem, como Seguro Obrigatório, IPVA, Licenciamento, RNTRC, Taxa de Vistoria do Tacógrafo, etc. O ideal é usar um caderninho ou planilha e ir anotando tudo que entra de dinheiro e o que sai com as despesas, mesmo que sejam despesas pequenas, como alimentação, por exemplo. Fique atento, afinal, o que não estiver dentro do seu controle acabará sendo descontado do seu lucro.

Para te ajudar, existem alguns aplicativos para celular que podem ser usados. Um deles é o uCAR. Com ele você pode organizar as despesas de vários veículos, criando gráficos, visualizando o aumento de lucro, gastos, etc. Outro sistema que você pode baixar é o Minhas Economias, um aplicativo muito prático em que as despesas podem ser lançadas até se você estiver com a internet desligada.

Mesmo que você seja funcionário e não tenha caminhão próprio, ter controle do que você gasta é importante para conseguir prestar contas sem ter nenhum problema com a empresa em que você trabalha.