Para quem dirige caminhões, a responsabilidade é muito grande por estar guiando um veículo bem maior do que os outros. Por conta disso, todos os detalhes se tornam fundamentais, e é sempre importante entender as funcionalidades do seu caminhão para um melhor desempenho e segurança!

Você sabe como se usa o freio motor? Para veículos mais pesados é extremamente importante saber utilizar este tipo de frenagem, que garante mais estabilidade, economia de combustível e preservação das peças.

O freio motor é um sistema que proporciona a redução da velocidade do veículo com maior segurança e estabilidade, utilizando o próprio funcionamento do motor para ajudar a diminuir ou controlar a velocidade do caminhão. Por exemplo, em uma estrada o motorista segue em quinta marcha quando surge a descida. Então, ele tira o pé do acelerador e deixa o carro seguir a trajetória. Na ocasião, apenas o fato de tirar o pé e deixar o veículo engrenado no declive, o condutor já estará aplicando o uso do freio motor.

Esse tipo de frenagem é mais utilizado em descidas, e com isso evita o uso excessivo do freio para não causar a fadiga do sistema por aquecimento. Muita gente acredita que utilizar o freio motor na descida poderá gerar gastos de combustível, desgaste das peças ou ainda forçar o motor do veículo; mas isso é apenas mito. Na realidade, a utilização do recurso, com a finalidade de promover a redução ou manter a velocidade do caminhão quando está em uma descida, é muito eficiente. Em declives, não existe a necessidade de acelerar o veículo, então, consequentemente, não haverá também o consumo desnecessário de combustível.

O desgaste das peças também não acontece, e a utilização do freio motor garante que as lonas de freio e tambores sejam preservadas, aumentando a vida útil do motor.

Fonte: http://soparaelas.sinoscar.com.br/, http://g1.globo.com/Noticias/Carros, https://www.sontracargo.com.br/blog