Para melhorar o fluxo nas estradas, é necessário respeitar as normas de tráfego de cada pista. Quando há mais de duas faixas, as que se encontram mais à direita sempre serão destinadas aos veículos mais lentos e de maior porte, possibilitando que os demais veículos ultrapassem pela faixa da esquerda.

Desta forma, é possível garantir que as vias mais rápidas estarão livres para que os veículos leves trafeguem na velocidade indicada. Os estradeiros precisam ter sempre em mente que o lado correto de trafegar é na direita, e devem dar passagem quando solicitado.

Para garantir o bom funcionamento desta regra, o Código de Trânsito Brasileiro prevê infração e penalidade para quem simplesmente ignorar a função da faixa da esquerda. Ela é prevista pelo Artigo 198: deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado. O problema é que, embora seja obrigatório ceder passagem, por questões de segurança isso nem sempre pode ser feito imediatamente. Da mesma forma é preciso bom-senso do motorista mais rápido no ato de solicitar a passagem.

Algumas carretas, quando carregadas, podem ultrapassar as 40 toneladas, o que é 32 vezes a mais que um carro comum. Por isso, a importância dos caminhoneiros sempre se manterem pela faixa da direita e facilitar a ultrapassagem.

E se for você tentando ultrapassar, nunca se esqueça de dar as setas corretamente! Ah, também é importante manter a calma e não se estressar com aqueles motoristas que dão luz alta pedindo passagem. Mantenha uma direção defensiva e evite riscos desnecessários!

Fonte: http://www.flatout.com.br/