Somente em 2015, a falta de atenção ao dirigir deixou 501 vítimas fatais em acidentes envolvendo caminhões! Para não fazer parte das estatísticas, você precisa estar 100% atento à estrada enquanto dirige.

Falar ao celular, mandar uma mensagem, áudio de Whatsapp, trocar a estação do rádio, procurar algo no porta-luvas… Essas e outras ações que parecem inofensivas e que tiram a sua atenção por poucos segundos, podem ser fatais. Muitas vezes os motoristas se distraem por pouco tempo e não percebem que o veículo da frente parou bruscamente, que um animal passou na estrada, que o semáfaro fechou, etc. E tudo isso faz com que acidentes com graves consequências possam acontecer.

Dos 122.007 acidentes registrados nas rodovias federais em 2015, 37.376 envolveram caminhões, resultando em 19.850 feridos e 2.809 mortos. A principal causa de acidentes e mortes foi a falta de atenção no volante, responsável por 11.674 acidentes e 501 mortes; seguida por excesso de velocidade, com 4.385 acidentes e 425 mortes.

Excesso de velocidade também é a segunda causa mais letal, com índice de gravidade de 4,3. A primeira é dormir ao volante, com índice de gravidade de 5,9.

Os dados mostram que a maioria dos acidentes está distribuída entre sexta e domingo, sendo que domingo é o dia com o maior número de fatalidades, com 70 mortos por mil acidentes. O horário das 18h também é o mais crítico, com as ocorrências mais graves.

Portanto, redobre a atenção ao dirigir. Não se distraia com o celular, planeje sua viagem com antecedência, não atenda ligações e mantenha o foco sempre na direção. Dirija na velocidade da via e respeite carros e pedestres. Pois, afinal, todo cuidado é pouco quando se trata de proteger a sua vida e a do próximo!

Fonte: www.atlasacidentesnotransporte.com.br, http://pvst.com.br/