Sabia que um dos principais fatores de acidentes na estrada é a falta de atenção do motorista? Segundo dados do Ministério das Cidades, os caminhões estão envolvidos em 21% dos acidentes com mortes, sendo a 3ª maior causa de acidentes fatais no trânsito do país! Por isso, não dê bobeira e acompanhe aqui as nossas dicas de como trafegar mais seguro:

Faça os ajustes antes da viagem!
Faça sua lista de músicas favoritas e grave num CD ou num MP3. Assim, você não precisará se distrair procurando uma estação ou música que você goste enquanto dirige! Além disso, ajuste o endereço no GPS antes da viagem. Desta forma, você já parte pro seu destino com tudo certinho, sem correr riscos com digitação.

Deixe o celular pra lá!
E por falar em digitação, NUNCA utilize o celular enquanto dirige. De acordo com o seguro Dpvat, pago em caso de morte ou invalidez, são registrados cerca de 1,3 milhão de acidentes por ano relacionados ao uso do celular. Os dados também mostram que 80% dos motoristas admitem que utilizam o aparelho ou outras tecnologias que geram distração enquanto dirigem. Quem digita mensagem de texto ao volante tem 23 vezes mais chances de sofrer um acidente. Uma ligação aumenta o risco em seis vezes, de acordo com um estudo do Departamento de Transportes dos Estados Unidos. Portanto, nada de usar Whatsapp nem o Facebook durante a viagem. Você pode acompanhar a nossa página em outro momento, não é mesmo? ;)

Não mexa no porta-luvas se estiver dirigindo!
Mesmo que seja rápido, mexer no porta-luvas tira a sua atenção da estrada e pode colocar sua vida em risco. Tenha tudo que você precisa durante a viagem pertinho de você e caso precise pegar alguma coisa, pare no acostamento.

Falar ao viva voz
Muita gente acredita que, por estar com as mãos livres, não tem problema falar ao viva voz. Mas ele também atrapalha a sua atenção. Por isso, deixe pra fazer qualquer ligação outra hora.

Só dirija se tiver bem descansado!
Muitos acidentes acontecem por motoristas que dormiram ao volante. Portanto, se perceber que está cansado, piscando muito e com vontade de dormir, encontre um lugar para descansar imediatamente. Às vezes basta uma fração de segundos para que um acidente grande ocorra. Não corra riscos desnecessários!

Fonte: http://portaldotransito.com.br/, http://pvst.com.br/