O impacto ambiental causado pelo homem atinge diretamente a natureza e o ambiente no qual estamos inseridos.

Por isso, é cada vez mais importante pensar e agir de forma sustentável. Aqui na Volvo o respeito ao meio ambiente é um valor corporativo. Adotamos inúmeras práticas sustentáveis, como redução do consumo de energia na produção, a reciclagem de insumos e um amplo sistema de gestão ambiental. As principais fábricas do Grupo Volvo já são neutras em emissão de CO2, e em breve todas suas unidades adotarão esse conceito. Em produtos, a Volvo desenvolve pesquisas avançadas com combustíveis de fontes renováveis e é pioneira na produção de veículos comerciais híbridos!

Confira aqui as principais atitudes que você pode adotar para ajudar a preservar o nosso planeta:

1 – Tenha certeza de que desligou todas as luzes e que retirou os eletrônicos da tomada antes de partir para uma viagem. Além de ajudar o meio ambiente, o seu bolso agradece. É muito mais economia na sua conta de luz!

2 – Evite produzir muito lixo. Em vez de comprar garrafinhas de água, tenha sua garrafa térmica sempre com você. Além disso NUNCA jogue lixo pela janela e recicle as embalagens sempre que puder.

3 – Fique atento ao desempenho do motor de seu veículo, afinal a emissão de gases pela combustão é uma das principais causadoras da poluição e do aquecimento global.

4 – Mantenha a manutenção em dia! Faça periodicamente uma regulagem no motor, troque o óleo dentro dos prazos indicados pelo fabricante, verifique filtros de óleo e de ar. Isso ajuda a despejar menos gás carbônico na atmosfera, especialmente em veículos movidos a diesel.

5 – Lembre-se de calibrar os pneus antes de sair. Pneus calibrados economizam gasolina e ainda trazem mais segurança para você! Também procure se informar sobre o destino dos pneus na hora da troca. Algumas empresas reciclam a borracha em forma de asfalto e ajudama melhorar sensivelmente as condições da estrada em que você vai viajar.

6 – Por não estar em casa, muita gente muda de comportamento e acaba desperdiçando mais. Não demore no banho e mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. Você pode estar em outra cidade, mas o planeta é um só!

7 – Seja responsável com a sua carga: peso a mais, gasto a mais! No caso dos caminhões, o excesso de carga é responsável também por buracos nas estradas. De acordo com pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pavimentos de rodovias feitos para durar até 10 anos têm sua vida útil diminuída para apenas 3 anos, em razão de 77% da frota nacional de caminhões transportar carga excedente. Isso significa utilizar mais recursos naturais e dinheiro público para a reconstrução.

8 – Quando você está dirigindo abaixo de 80km/h, manter o ar-condicionado ligado o tempo todo reduz a potência do motor e, assim, consome mais combustível, fazendo com que você tenha maiores gastos. Pior ainda para veículos que estiverem muito pesados. Quando for possível, prefira dirigir com o ar desligado!

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/, http://www.sermelhor.com.br/, http://ecohospedagem.com/