Você já conhece o Maio Amarelo? É um movimento que, assim como o outubro rosa e o novembro azul, busca chamar atenção para uma causa. Com o objetivo de colocar o tema da segurança na estrada em pauta, a intenção é conscientizar sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você dirigir com mais segurança em rodovias:

Descidas
Ao perceber que está próximo de um declive, já comece a diminuir a velocidade! O peso do caminhão pode fazer você se atrapalhar e perder o controle do veículo. Não deixe o caminhão desengrenado porque ele precisa da ajuda do motor para reduzir a velocidade e o freio pode não ser suficiente. E nunca faça a famosa descida na “banguela”, porque pode prejudicar o funcionamento dos freios e travar a direção.

Curvas
Caminhões são mais altos e pesados que os demais veículos, e ao fazer uma curva, você precisa manter a direção firme para resistir à força que “joga” o veículo para fora da estrada. Quanto mais rápido você estiver, maior essa força, que pode causar a perda do controle, batida e até capotamento! Por isso, em curvas você precisa diminuir a velocidade e fazer movimentos suaves com o veículo.

Acostamento
Evite trafegar pelo acostamento, mesmo em trechos de muito movimento onde é permitido em algumas épocas do ano. O acostamento deve servir apenas para os veículos que precisam parar por qualquer motivo e para o tráfego de pedestres e bicicletas. Em qualquer outra situação, é proibido usar essa parte da via. Se precisar parar, sinalize com triângulo e pisca-alerta!

Ultrapassagem
Sempre respeite a sinalização das vias antes de fazer ultrapassagens! Elas indicam os locais corretos que você pode ultrapassar sem risco! Realize as suas ultrapassagens sempre pela esquerda e sinalizando tanto quando sair da faixa quando retornar! Evite ultrapassar em subidas e, ao perceber que outros veículos querem ultrapassar, espere pelo local mais propício e ceda a vez.

Trechos Escorregadios
Esteja atento ao estado da pista e se perceber presença de água, óleo, barro, areia ou outros líquidos ou materiais na pista reduza a velocidade devagar. Evite acionar os freios e mudar a direção do carro de maneira brusca, para não perder o controle do automóvel.

Visibilidade Baixa
Ao perceber a presença de neblina, cerração ou fumaça, acenda a luz baixa e o farol de neblina, se tiver (o farol alto reflete na nebrina e dificulta a visão). Reduza a velocidade e aumente a distância do veículo da frente para ter condições de frear se for necessário. Se a visibilidade estiver muito prejudicada, procure por um posto ou restaurante e pare por alguns instantes, até que as condições da pista melhorem.

Vento
Algumas vezes, os ventos causados pelo deslocamento do ar de outros caminhões ou ônibus podem atrapalhar a estabilidade do seu caminhão. Na dúvida, diminua a velocidade e vá com calma!

Fonte: http://www.tebe.com.br/; http://www.dirijafacil.com/, http://maioamarelo.com/