O trânsito a cada dia se torna mais estressante. Às vezes são horas de engarrafamento, outras são motoristas despreparados que colocam a própria vida e a dos outros em risco. Pedágios, estradas ruins, risco de assaltos. Somado a isso, rodar por horas sozinho, dormindo e se alimentando mal… Todos esses são motivos que podem te deixar estressado, o que é prejudicial para a sua saúde e para a sua segurança na estrada. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você manter o seu bem estar emocional mesmo nas situações mais extremas!

Procure ter uma boa noite de sono! Sabemos que com as condições que a vida da estrada oferece, é difícil. Mas faça o melhor pelo seu descanso. Dormir com qualidade é o medicamento mais indicado contra o estresse, pois te dá mais energia e melhora o seu bem estar. Se você tiver dormido bem, vai conseguir lidar melhor com as dificuldades do seu dia a dia, tendo mais condições de avaliar cada situação.

Na estrada, muitas situações inesperadas afetam o equilíbrio emocional dos estradeiros. Por conta disso é importante dedicar atenção especial para o que pode lhe fazer perder o controle ou a concentração. Mesmo os motoristas mais experientes podem cometer falhas no trânsito. Dirija de forma defensiva e encontre a sua própria maneira de se acalmar: respirar fundo, parar por alguns instantes, tomar uma água, ouvir uma música. Tudo que lhe ajude a sair de uma situação de estresse, a fim de evitar conflitos.

A vida na estrada possui muitos riscos e sabemos o quanto é difícil lidar com todos eles. É solidão, saudade, viagens longas, perigo de furto. Por isso é extremamente importante manter o autocontrole, o autoconhecimento e a autoestima! Mantenha sempre o contato com a sua família, procure se alimentar bem e respeitar suas horas de descanso. Além disso, encontre atividades e hobbies, que te ajudem a se distrair e a manter a mente saudável.

Por mais que as condições não sejam favoráveis e que você enfrente situações difíceis, o importante é que você adote um comportamento seguro. Cuide de você, da sua saúde, respeite os seus horários e o seu próprio ritmo. Assim, sua saúde mental estará em dia para enfrentar qualquer dificuldade!