Você sabia que atualmente o Grupo Volvo é o segundo maior fabricante de caminhões pesados do mundo e a maior empresa da Suécia? Com fábricas em mais de 20 países e organizações de vendas em 190 nações, completamos hoje 89 anos como fabricante de veículos em massa.

Em 14 de abril de 1927 saía da fábrica da Volvo o primeiro veículo produzido em série. Naquela época, os fundadores da marca não tinham experiência direta com produção de veículos e ao completar o primeiro ano a Volvo havia vendido apenas 300 unidades. Muito diferente dos dias atuais, em que a Volvo se tornou uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo.

Foi no ano seguinte que a Volvo começou a fabricar caminhões e ônibus, marcando para sempre a trajetória da marca, que se tornou uma das líderes no setor. O primeiro caminhão da Volvo tinha motor a gasolina de 28hp e foi um sucesso logo de início, tendo uma produção de 500 unidades. A marca percebeu, já neste período, que a chave do sucesso estava na exportação. No ano seguinte, quando a empresa começou a fabricar caminhões e ônibus, o negócio começou a decolar. Apesar disso, a empresa não perdeu as suas raízes, e até hoje a maior parte dos funcionários continuam situados na Suécia, mesmo que 95% dos produtos sejam comercializados para fora do país.

A Volvo tornou-se a maior montadora de caminhões da Europa em 1965, com a formação da Volvo Europa NV, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Esse foi o maior marco no desenvolvimento da empresa, que passou de uma organização sueca para uma montadora internacional de veículos com uma forte base europeia.

Na década de 80, a Volvo tornou-se uma empresa verdadeiramente global, marcando presença em diversos países da Europa. Em 1980, iniciou a fabricação de caminhões no Brasil, onde mais tarde se tornou uma das marcas mais queridas do coração dos brasileiros!