Quem vive na estrada sabe bem: depois de várias horas ao volante, à vontade de parar e comer uma boa refeição é grande! E justamente por estar com fome, muita gente acaba exagerando em comidas muito pesadas, que exigem uma digestão mais demorada e deixam a pessoa com aquela famosa sensação de estar “jiboiando”. Essa atitude, além de não ser saudável, compromete a sua atenção e consequentemente o seu rendimento.

Sabemos que para quem sempre está no trecho, a “tarefa” de manter uma rotina com hábitos saudáveis se torna mais difícil. O dia a dia é cansativo, exige muita disposição e a atenção deve estar presente o tempo inteiro. Por conta disso, bons hábitos alimentares se tornam prioridade. Para ajudar você, listamos algumas dicas para uma alimentação correta na estrada, que te ajudarão a manter a energia e disposição para o seu momento de trabalho! Anota ai:

1 – Procure se alimentar a cada 3 horas.
Desta forma, você não estará com tanta fome quando parar, e com isso comerá menos nas suas refeições principais. Para os lanches entre uma refeição e outra, dê prioridade para alimentos que deem sensação de saciedade, como frutas, barrinhas de cereal, biscoitos integrais ou sanduíches naturais. Seguindo essa dica, você irá aguentar a fome até a hora do almoço ou janta! Entre as frutas, a banana é a mais indicada, pois é rica em potássio, fibras e minerais; além de possuir baixo teor de gordura. E ainda tem mais: ajuda na função muscular e por conta disso é eficiente no combate às câimbras, o que para os estradeiros, é extremamente importante!

2 – Mantenha-se sempre hidratado!
Tenha uma garrafinha de água por perto, e dê preferência a sucos naturais, evitando refrigerantes que, além de não serem saudáveis, fazem você se sentir estufado! Evite os energéticos, pois eles podem acelerar o seu ritmo cardíaco, não sendo indicados para quem tem problemas de pressão. E NUNCA ingira bebidas alcoólicas ao volante!

3 – Evite comidas muito gordurosas e pesadas.
Alimentos pesados demandam muito tempo para a digestão, diminuindo assim a sua energia para trabalhar, e com isso, deixando você sonolento e com menos atenção na estrada. Procure se alimentar com pratos mais coloridos, que tenham bastante salada e com carnes magras. Além de ser mais saudável, o processo de digestão é mais rápido e auxilia você a ter toda a energia necessária para o foco na estrada!

E para quem precisa ainda mais disposição, o ideal é focar em alimentos como: grãos, cereais, brotos e até a famosa tapioca. Essas opções são indicadas para você, que precisa de energia e atenção redobrada para realizar suas entregas diárias!