Dirigir à noite exige muito mais cuidado e atenção, pois, mesmo que as vias estejam mais livres, os riscos são grandes. As taxas de mortalidade no trânsito são três a quatro vezes maiores à noite do que durante o dia. O perigo disso tudo decorre do fato de que a visão é seriamente limitada sob baixas condições de luz. Para quem decide parar para descansar, também é importante determinados cuidados para não se colocar em situações de risco. Confira aqui as nossas dicas de como estar sempre seguro: rodando ou repousando!

1 – Escolha sua rota com cautela e defina suas paradas com antecedência.
Procure se informar sobre onde os outros motoristas costumam parar na rodovia onde você está e planeje sua parada. Não deixe objetos de valor no veículo e procure não estacionar num local muito afastado dos demais. Mantenha o caminhão sempre trancado e tenha seus documentos com você.

2 – Andar à noite não significa andar mais rápido!
Siga a velocidade estipulada na via. Não é porque tem menos veículos na estrada que você não precisa seguir a sinalização. À noite sua visão fica prejudicada e ao pilotar muito rápido você diminui as chances de sucesso ao ter que tomar uma decisão rápida, como em caso de um animal atravessar a pista. Este tipo de situação coloca a sua vida e a sua carga em risco. Portanto, nada de correr!

3 – Iluminação
A luz alta pode te ajudar em situações mais extremas, pois muitas estradas têm pouca iluminação pública. Em rodovias, podem acabar atrapalhando a visão dos outros motoristas e causar algum acidente, portanto, evite! Além disso, mantenha os faróis e luzes de freio sempre limpos e confira se estão funcionando antes de partir.

4 – Limpe o para-brisa, janelas, espelhos retrovisores e vidros.
A sujeira costuma dispersar a luz que passa através do vidro, dificultando muito a sua visão. O importante é manter estas áreas limpas, por dentro e por fora. Limpe também o limpador de para-brisa. Além de facilitar a sua visão numa situação de chuva, mantém por mais tempo a vida útil do acessório.

5 – Cansaço
Ao dirigir à noite, você precisa lidar com o seu cansaço e o dos demais motoristas. Se sentir que está muito cansaço, não force. Faça uma parada para descansar. Além disso, esteja sempre muito atento no trânsito, procure não se distrair trocando de música, nunca mexa no celular e mantenha as duas mãos ao volante. À noite você também corre mais risco de se deparar com um motorista alcoolizado. Por isso, mantenha a sua velocidade regular e procure manter uma distância segura dos outros veículos!