No dia a dia da estrada, os caminhoneiros ficam sujeitos a diversos riscos. Com um crescimento de cerca de 30% ao ano, os assaltos a caminhões e cargas é um dos riscos que mais assombra os estradeiros. Estima-se que o prejuízo causado pode chegar a R$ 800 milhões por ano. Por isso, listamos aqui as 10 principais formas de se evitar um assalto para ficar sempre mais seguro na estrada!

1 – Evite fazer paradas desnecessárias. Planeja sua viagem com antecedência e só pare em locais que você conhece e previamente determinou. Avise seus familiares e colegas os horários e locais que você pretende parar e entre em contato sempre no período estabelecido. Assim, eles poderão tomar alguma providência caso você não entre em contato conforme o previsto.

2 – Evite dar caronas e desconfie sempre! Esteja com o seu radar ligado o tempo todo. Às vezes, situações corriqueiras como a troca de um pneu podem te colocar em uma situação de risco. Por isso, lembre-se sempre da primeira dica: se não for preciso, não pare.

3 – Não deixe objetos de valor à vista dentro do veículo. Carregue com você aquilo que é realmente essencial, assim como os documentos do caminhão.

4 – Tente não falar sobre sua carga com outras pessoas.

5 – Ao parar para tomar banho, comer ou descansar, procure deixar seu veículo em local visível e de sua confiança; mantenha-o fechado, mesmo que esteja longe por poucos instantes.

6 – Procure deixar seu caminhão em local iluminado durante a noite, para não facilitar a vida dos bandidos. Desta forma, você poderá estar colocando seu veículo longe do radar deles.

7 – Caso você perceba que algum outro veículo está lhe seguindo, procure manter a calma e avise a polícia. Eles saberão o que lhe dizer e poderão ajudar você a sair desta situação da melhor forma.

8 – Mantenha a calma e nunca reaja a um assalto. Os ladrões também estão nervosos e não têm nada a perder! Eles não hesitarão em lhe agredir para prosseguir com o roubo. Sua vida é sempre a carga mais importante que você leva e a única que você não vai poder recuperar!

9 – Sempre cheque seu caminhão antes de partir novamente. Além disso, procure colocar sinalizações que facilitem a identificação dele, como adesivos ou algo do tipo.

10- Faça seguro do seu veículo e de carga. Assim, caso você passe por uma situação dessas, o prejuízo se torna infinitamente menor!

Além de evitar riscos a você, procure estar sempre atento na movimentação dos outros veículos. Percebeu alguém com comportamento estranho na estrada? Ele pode estar em perigo. Avise a polícia e procure manter distância nessa situação.

Fonte: http://www.guiadotrc.com.br/