A direção defensiva vem sendo adotada pela maioria dos motoristas como um modo de evitar acidentes de trânsito. É uma forma de direção consciente, levando em conta os limites do próximo. Pesquisas sinalizam que em todo acidente de trânsito há sempre uma falha humana relacionada a fatores como: negligência, imprudência ou imperícia. Volveiros, apontamos algumas sugestões de como você pode adaptar isso ao seu dia a dia:

Atenção – O motorista deve estar sempre alerta, levando em conta todas as variáveis que podem influir no trajeto, como: próprio veículo, sinalização, pedestres, ciclistas, motociclistas, outros motoristas, animais, condições da pista, do tempo.

Habilidade – Quanto mais prática, mais habilidade. Com uma junção de bom senso, respeito, experiência, a direção defensiva se torna muito mais qualificada.

Respeito – O motorista deve sempre respeitar os limites de velocidade, o próximo, os locais proibidos, as sinalizações, a capacidade do seu carro e a sua capacidade física e mental.

Prevenção – Nunca deixe de ver a previsão do tempo antes de viajar, frequente o mecânico sempre que notar algo errado com seu caminhão, com essas ações você consegue prevenir vários incômodos na estrada.

Planejamento – Antes de fazer longas viagens, fique atento nos detalhes de todo trajeto. Onde parar para fazer refeições, banheiros, conhecer a rota, tempo que levará, onde você pode dormir, o que você precisa levar para viagem. Assim você facilita muito sua estratégia na estrada, sem ter que se preocupar!

Decisão – Um bom caminhoneiro deve pensar cautelosamente antes de tomar uma decisão. Você precisa analisar os cenários e levar em conta as variáveis.

Volveiro, siga sua viagem sempre prezando seu bem-estar e o de quem está dividindo a estrada com você! Boa jornada.