O trabalho dos caminhoneiros é um dos mais exigentes no que diz respeito à necessidade de boas condições físicas e mentais. São longas jornadas e muito tempo longe de casa. Por isso, muitas vezes os motoristas acabam tendo hábitos que não são considerados saudáveis. Sugerimos aqui as 3 principais dicas que podem te ajudar no dia-a-dia!

Procure manter uma rotina de exercícios! Quando você se exercita, se sente mais disposto para as atividades diárias. Exercícios ajudam a prevenir o diabetes, pois contribuem para regular a produção de insulina. Para começar, tente fazer alongamentos antes e depois das suas jornadas. Introduza este hábito na sua rotina e aos poucos procure fazer algum tipo de exercício junto. Você irá se acostumar com o tempo e se sentirá bem melhor! Além disso, seu sono fica mais regulado pois a prática de exercícios libera endorfina, e é sempre bom ter uma noite bem dormida, não é mesmo?

Manter o sono em dia ajuda a evitar obesidade, a depressão e te ajuda a ficar mais atento, o que é de extrema importância para o caminhoneiro, que precisa estar atento o tempo todo para não correr riscos!

A combinação de exercício e uma boa noite de sono é ainda mais poderosa: pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo feito pela Universidade de Chicago, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

Outro fator importante é manter uma dieta saudável. Uma alimentação balanceada e equilibrada previne doenças e melhora a qualidade de vida. Fazer refeições fora de horários fixos agrava os problemas de obesidade e os distúrbios cardíacos. Por isso é importante que você tente definir uma rotina de paradas para lanche e para descanso. Além disso, evite comidas muito pesadas e gordurosas, pois você precisa de mais tempo e energia para digeri-las.

São atitudes simples mas que ajudam a melhorar sua qualidade de vida e desta forma ficar ainda mais seguro no trânsito!

Fonte: minhavida.com.br, uniaosaude.com.br, karinanutricao2.wordpress.com