Um dos maiores sonhos dos caminhoneiros é ter seu próprio caminhão, ou até mesmo, sua frota! Essa aquisição requer um grande investimento e por isso precisamos ter certos cuidados para prolongar a vida útil do bruto! Confira aqui nossas dicas:

1. Saiba os limites do seu caminhão – Você precisa estar ciente do quanto a sobrecarga é prejudicial para o bom funcionamento do sistema. Além de provocar desperdícios, danificar o motor, as quebras causadas são muitas vezes responsáveis por acidentes na estrada.

2. Verifique seus pneus – Não importa se seus pneus estão super cheios, ou se estão vazios, ambas situações vão agredir o seu caminhão. Nos dois casos, a banda de rodagem é desgastada, o consumo de diesel aumenta e podem acontecer riscos de cortes. Procure manter a calibragem correta e assim diminuir os risco e custos.

3. Fique atento ao seu combustível – Usar diesel “batizado” pode diminuir a expectativa de vida do seu bruto. E o pior, causar diversos problemas ao motor, como: entupimento de bicos, perda de força, aumento do consumo e poluição do ambiente por onde passa.


4. Prefira prevenir do que remediar –
Um motorista inteligente mantém a revisão do seu carro sempre em dia e visita um mecânico de confiança sempre que achar algo errado no funcionamento do caminhão. Assim, você evitará que possíveis pequenos problemas se tornem uma grande bola de neve, afetando todo sistema.

5. Observe o indicador do seu filtro de ar – Você sabia que o filtro pode influenciar diretamente no motor? Pode parecer estranho, mas se você deixar de trocar pode danificar o cartucho e permitir que a poeira entre diretamente no motor.

Portanto lembre-se sempre: revise seu caminhão com frequência, verifique os equipamentos antes de partir e rode tranquilo. Isso aumentará a vida útil do seu caminhão e facilitará o seu dia a dia nas estradas.