Dirigir com os pneus prejudicados pode ser crucial durante o seu percurso. Por isso, separamos algumas dicas para você descobrir se chegou a hora de troca-los!

Revise a altura do seu pneu:

Uma das funções mais importantes dos pneus é desviar da água para evitar aquaplanagem. Quando os pneus estão instáveis ficam gastos, e depois que a banda diminui para 1,6 mm, o item não é mais seguro.

Truque da moeda de 1 real:
Pegue uma moeda de 1 real e coloque no centro da banda, a parte mais grossa do seu pneu. Se você consegue ver a parte dourada da moeda, está na hora de passar no mecânico.

Fique atento às bolhas:
Buracos e baixa pressão nos pneus causam bolhas e elas indicam que o quadro rígido foi danificado. A integridade estrutural dele ficou lesada, aumentando a oportunidade de uma falha súbita ou de explosão, o que pode causar um acidente sério.

Não esqueça do período de tempo:
O tempo médio de uso é de seis anos, sendo dez anos o prazo máximo para a troca de um pneu. Não importa o seu desgaste, esse período é crucial para a substituição. A idade do pneu é contada a partir da sua produção, não desde a venda, o armazenamento também deteriora o material.

Para o bem estar do seu caminhão:
Visite um mecânico imediatamente quando achar que algo está errado. Não esqueça de testar todos os pneus e se for possível os substitua ao mesmo tempo. Mantenha sempre seus pneus na calibragem correta e siga uma boa viagem!