O filtro de ar é um componente muito importante para o bom funcionamento do motor do veículo, mas acaba sendo esquecido por muitas pessoas. Você sabe o que é o filtro de ar e qual a sua função? Confira aqui:

Pra que serve?

O Filtro de ar serve para limpar as impurezas no ar que é usado para fazer a mistura com o combustível. Ele barra a entrada de pequenas partículas que possam entrar no motor e danificar as peças e é responsável pela melhora no desempenho e no consumo de combustível, já que facilita a entrada de ar no motor. E melhorando o consumo, ajuda a diminuir custos.

Quando trocar?

Para cada litro de diesel consumido pelo motor, são necessários 8 litros de ar para o efetivo processo de combustão. Portanto os filtros trabalham bastante para manter o sistema funcionando. O ideal é trocá-los a cada 10 mil quilômetros ou de acordo com a orientação do fabricante. Procure não fazer limpeza no filtro, mas sim substitui-lo, pois, o filtro reutilizado pode causar mais problemas.

Quais os principais cuidados?

Para que o filtro funcione corretamente, a preocupação deve ser com todos os componentes: cheque as mangueiras, conexões, vedações, etc. Caso você trabalhe em ambientes com muita poeira, em colheitas por exemplo, pode adotar ainda equipamentos que auxiliam na pré-filtrarem e ajudam o seu filtro pré-purificando o ar.

Cuide ainda para utilizar filtros de primeira linha, pois os filtros inferiores são produzidos com materiais de menor qualidade, comprometendo seu motor!