Com o valor do combustível cada dia mais alto, precisamos nos precaver e fazer o possível para economizar. Para os caminhoneiros, a economia no gasto de combustível se faz ainda mais necessária, visto que a gente passa mais tempo na estrada. Com alguns pequenos cuidados é possível diminuir o consumo. Veja aqui:

1 – É consenso que a qualidade do pneu influencia diretamente no gasto do seu combustível. Mantenha os pneus sempre calibrados.

2- Procure andar na velocidade correta para veículos pesados. Correr muito acima do indicado para o seu caminhão faz com que ele utilize mais combustível, portanto, mais gastos.

3- No verão brasileiro é difícil ficar sem ar-condicionado, né? Mas ao trafegar na cidade em dias de temperatura mais amena, procure abrir os vidros. Já na estrada, o ideal é andar com os vidros fechados, pois contribuem para diminuir a resistência do ar.

4- Você já carrega cargas pesadas, o que aumenta a força e o consumo do seu veículo. Procure diminuir cargas desnecessárias, pois isso ajuda na sua economia!

5- Mantenha revisão e manutenção dos seus filtros. Motor revisado é economia no bolso! E não esqueça, o barato sai caro: procure sempre usar peças originais e fazer a manutenção em locais autorizados pela sua montadora e também no tempo indicado para cada veículo.

6- Nem sempre o posto mais barato é o que vai te ajudar a economizar. Se você tiver que mudar a sua rota para abastecer, já estará deixando de fazer economia. Planeje as suas paradas incluindo os locais que façam parte da sua rota.

7- Também é importante conhecer o posto em que você abastece. Se o seu combustível for adulterado, o custo e manutenção depois será muito maior do que a economia que você teve com combustível mais barato.

8- Mantenha o veículo desligado nas suas paradas para banheiro e para lanche. Às vezes as pessoas mantêm o caminhão ligado por causa do ar-condicionado, mas isso só aumenta os gastos. Procure uma sombra e deixe o vidro aberto (se não for se afastar do veículo).

9- Evite usar apetrechos no seu veículo. Ao manter as características originais, você mantém a resistência do ar correta no seu caminhão e isso significa que você não vai gastar mais do que deveria.

10- Procure fazer a geometria com frequência, pois o alinhamento das rodas é fundamental na aerodinâmica. Veículo alinhado gera menos gasto de combustível!