Dirigir em estradas diferentes exige cuidados especiais. Confira aqui nossas dicas para guiar em cada tipo de terreno:

Estrada de terra
Ao dirigir fora da estrada, você deve avaliar as características do local. Quanto mais solta a terra, menos aderência e menor capacidade de tração. Por isso se for fazer algum carregamento, confira se as condições do local estão compatíveis com a tração do seu caminhão.

Rodovias com muitas curvas
Por se tratar de um veículo alto e estreito, dirigir em uma estrada com muita curva é um desafio grande para o caminhoneiro. A maior parte dos acidentes acontecem por capotamento. Portanto a velocidade deve ser baixa, em torno de 20 km abaixo do recomendado nas placas da via. Evite frear, pois é mais fácil de as rodas travarem e patinarem assim. O tipo de carga que você leva também contribui para ser mais perigoso. Se você estiver levando carga móvel por exemplo, o cuidado deve ser ainda maior, pois ela pode se mover e fazer peso no lado oposto, facilitando o tombamento.

Grandes cidades
Você precisa tomar muito cuidado com os outros veículos, principalmente em curvas, pois a traseira do seu caminhão pode colidir com o outro veículo. Respeite a faixa, evite ficar trocando e se estiver subindo uma via elevada, procure dar preferência de passagem para os veículos mais leves. Tenha certeza de ter o espelho ajustado corretamente, para ter uma visão maior de quem está no seu entorno.

Na lama
Às vezes temos que fazer um carregamento em locais bem difíceis. Para dirigir na lama, você primeiro precisa verificar o terreno. A lama pode estar escondendo algum buraco ou alguma pedra que pode danificar seu bruto. O ideal é estar com o menor peso possível. A velocidade varia nestes casos, pois pisos molhados exigem mais cuidado para não derrapar nem atolar. Mantenha a velocidade constante e aceleração média!

Asfalto
Mantenha sempre a direção defensiva. Confira a velocidade permitida e mantenha-se sempre na pista da direita. Alguns asfaltos possuem mais aderência que os outros, portanto fique de olho e dirija com cautela.

Paralelepípedo
Este tipo de chão costuma ser mais escorregadio, portanto é preciso diminuir a velocidade em vias assim, principalmente se for uma descida.
Na dúvida, mantenha sempre a velocidade baixa e tome cuidado. Quem adota a direção preventiva tem menos chances de sofrer acidentes!