Para algumas pessoas, dirigir à noite é melhor, pois não é tão quente e não tem tanto trânsito. Para outras, a falta de visibilidade é um problema grande. Independentemente de qual time você se encaixa, temos aqui uma listagem de cuidados para se dirigir à noite:

Se estiver numa via pouco movimentada, trafegue com a luz alta, para ter maior visibilidade. Porém, baixe a luz novamente ao ver que algum veículo se aproxima, para não ofuscar a visão do mesmo.

Existe ainda o fenômeno lusco-fusco, que é quando ocorre a transição do dia para noite, atrapalhando a visão que demora pra se acostumar com a mudança de luminosidade.

Tenha certeza de que seus faróis estão bem regulados, para não correr o risco de não ser visto pelos outros motoristas.

À noite, a dificuldade de dimensionar espaços é maior. Ao perceber que está muito cansado, aumente o volume do som, beba uma água e veja se melhora. Caso contrário, o melhor é parar em um lugar seguro e descansar por algumas horas. Evite o uso de estimulantes.

Verifique se os espelhos retrovisores e vidros do carro estão limpos. Quando a luz reflete nos vidros sujos dificulta ainda mais a visibilidade do motorista.

Mantenha distância do veículo da frente e a velocidade reduzida. Evite ultrapassagens! Seja cauteloso: aumente a distância para o carro da frente e dê espaço caso perceba que o motorista de trás deseja ultrapassar.

Caso esteja na cidade, diminua a velocidade mesmo ao passar pelo sinal verde, pois muitos motoristas não param no vermelho à noite, o que pode causar acidentes graves! Tome muito cuidado também com motoristas bêbados, pois infelizmente estamos expostos a eles nesse horário.

Evite andar com os vidros abertos, pois você acaba ficando mais vulnerável. Siga as nossas dicas e tenha uma viagem muito mais segura, Volveiro!