Muitos acidentes que acontecem nas estradas são por conta das imprudências dos motoristas na hora de ultrapassar. Listamos aqui os principais cuidados necessários no momento da ultrapassagem:

Só ultrapasse em faixa descontínua: entender a sinalização na hora de ultrapassar ajuda você a não se colocar em situações de perigo. Se a faixa é contínua, significa que a visibilidade naquele ponto não é boa e que você não deve passar outros carros naquele trecho.

Verifique os outros veículos: antes da ultrapassagem, preste bem atenção aos retrovisores. Pode ser que o veículo de trás já tenha iniciado a ultrapassagem, e se você for para o lado pode acabar causando uma colisão. Da mesma forma, veja se não vem ninguém na direção oposta e tenha certeza de ter tempo e distância suficiente para realizar a ultrapassagem de forma segura.

Mantenha distância do veículo que deseja ultrapassar: dessa forma você terá certeza de que, se algo acontecer, a chance de colisão é menor.

Siga a norma: caso você esteja numa via com muitos outros caminhões alinhados, por lei é necessário deixar um espaço entre um e outro. Por serem veículos mais pesados, portanto, mais lentos, é importante deixar espaço para que motoristas de veículos mais leves consigam fazer suas ultrapassagens de forma segura.

Só ultrapasse quando tiver certeza de que há tempo: ou seja, se tiver alguma dúvida se dá tempo ou não para ultrapassar, simplesmente aguarde. O risco não vale a pena.

Lembre-se sempre de que a sua vida é mais importante do que chegar antes ao destino. Por isso, não corra riscos nas estradas. Não trave brigas com pessoas que tentam ultrapassar e sempre faça suas passagens com cuidado. Gentileza no trânsito, além de tornar a direção mais segura, torna a vida muito mais leve.