Tem muita gente que se confunde e acha que ser um bom motorista é fazer ultrapassagens perigosas, correr no volante, cortar os outros carros e sair ileso… Mas estas atitudes, além de erradas, colocam a vida de pessoas em risco. Por isso, listamos aqui algumas dicas para ser um motorista exemplar e, portanto, um cidadão melhor também:

– Respeite a sinalização, sempre!

– Seja cortês, conceda a passagem quando o outro motorista ligar o pisca alerta!

– Tenha foco na direção: mantenha as duas mãos ao volante, cheque sempre os retrovisores e avise a sua intenção com antecedência aos outros motoristas, como frear, dar o sinal para dobrar, etc.

– Se você percebeu que a luz do semáforo ficou amarela, já comece a parar o veículo. Não vale a pena se arriscar a passar no sinal vermelho.

– Mesmo se o trânsito estiver engarrafado, não utilize o acostamento, a menos que você precise parar. Não irá fazer muita diferença no tempo em que você chegará ao seu destino e, dirigindo pelo acostamento, além de se colocar numa situação de risco, você ainda pode ser parado pela polícia e multado.

– Todos fazem parte do trânsito: carros, caminhões, ônibus, ciclistas, motoqueiros e pedestres. Todos devem respeitar as sinalizações devidas.

– Mantenha uma distância razoável do veículo da frente. Em caso de freada brusca, você tem tempo de tomar uma atitude e não bater na traseira do mesmo.

– Esteja sempre na velocidade estabelecida na via. Tanto quem dirige muito rápido quanto quem dirige muito devagar atrapalham o movimento.

– Se estiver em uma zona residencial, diminua a velocidade, pois podem haver crianças, idosos e animais no local.

– Já percebeu como tem muita gente que desconta suas frustrações no trânsito? Dirigir não é uma batalha! Se não estiver bem, espere e faça sua viagem em outro momento.