Um dos principais pilares da Volvo é o cuidado com o meio ambiente. Por isso, destacamos aqui os cuidados necessários e a importância deles para quem transporta inflamáveis, pois qualquer descuido pode causar prejuízos extremamente desastrosos à natureza.

Para o condutor de veículos com carga química, é necessário o dobro de cuidado para evitar acidentes. São considerados perigosos itens como gases, materiais radioativos, líquidos inflamáveis e qualquer outro material que represente riscos ao meio ambiente. Para trafegar com esse tipo de carga, o motorista precisa ser habilitado e qualificado para a tarefa, bem como ter sido aprovado no Curso de Condutores de Veículos e transportadores e Produtos Perigosos. Preste sempre atenção na manutenção do seu caminhão, desde mecanismos de contenção até a vedação, sem esquecer do extintor. Quanto maior o controle, menor a intensidade de risco.

Mesmo com normas rígidas em relação a estes transportes, as estradas ruins e a imprudência de muitos motoristas elevam o perigo destas cargas no Brasil. Por isso a importância de calcular os riscos de como as substâncias funcionam combinadas a fatores como exposição, transporte, contato, entre outros; sem esquecer a movimentação das mesmas. Confira se os documentos necessários para o transporte estão em dia, como declaração de carga emitida pelo expedidor, documento de inspeção técnica, autorizações, licença, etc.

Dirija sempre com cuidado e dentro dos limites de velocidade, pois qualquer pequeno acidente pode ser fatal nestes casos. Mantenha o seu caminhão sinalizado, destacando qual o tipo de material que você está transportando. Desta forma, você estará avisando aos outros motoristas para também terem cuidado ao se aproximar ou ultrapassar na pista. Não corra riscos desnecessários, assim você estará preservando não só a sua vida, mas de todo ambiente ao seu redor!