Antes de rodar, é sempre muito importante ter certeza de que está tudo bem com o seu caminhão. Manutenção em dia é uma forma de economizar, pois evita surpresas desagradáveis. Muitos consertos acabam saindo bem mais caros que as revisões e deixar o caminhão parado é prejuízo para o caminhoneiro, que usa o transporte como forma de trabalho. E mais: o caminhão revisado é muito mais valorizado na hora da revenda.

A despesa é menor quando cuidamos do veículo preventivamente e essa precaução pode ser decisiva no dia a dia. Muitos acidentes que envolvem mortes nas estradas são causados pela falta de manutenção, por isso a importância de sempre checar o veículo, ainda mais para quem vive no trecho.

Além das revisões, preste sempre atenção aos sinais que o seu caminhão apresenta: fumaça escura, puxar mais para um lado e falta de balanceamento. Tudo isso pode ser a sinalização de algum problema. Na dúvida, consulte seu mecânico e tenha certeza que o seu caminhão está apto a rodar. Lembre-se que as más condições da estrada, pisos irregulares, excesso de peso e até a própria vibração do motor pode levar à fadiga o sistema do seu bruto.

Outro fator importante é fazer a reposição sempre com peças originais, que prolongam a vida útil do seu veículo, além de virem com garantia da montadora. Ainda é possível substituir por peças Reman, que são originais, contam com a qualidade e garantia da fábrica e podem ser até 30% mais baratas que as peças novas.

Não dar atenção aos sinais do caminhão e não manter a manutenção é um risco desnecessário. Por isso não se esqueça: mantenha seu caminhão sempre em ordem e rode seguro!