Os cuidados com os pneus do caminhão estão entre uma das tarefas mais importantes antes de iniciar o frete. A escolha dos modelos certos para o cargueiro é fundamental para viagens seguras para o condutor e, também, para a carga que está sendo transportada.

Antes de cair na estrada, é importante estar informado sobre qual tamanho recomendado pela fabricante do seu caminhão, já que a utilização de pneus com tamanhos inadequados acaba diminuindo o rendimento e lucratividade do bruto.

Além do tamanho, o condutor também precisa levar em conta o tipo de aplicação. Para isso, esteja atento a banda de rolagem, que fica diretamente em contato com o solo, pois existem modelos específicos para cada tipo de uso. As operações fora da estrada, por exemplo, requerem pneus off-road, devido a carga elevada e percursos mais severos.

A distribuição dos pneus é essencial para manter o caminhão em equilíbrio. O estradeiro pode optar pelos modelos com aplicação geral em todas as posições ou, então, aqueles que são específicos para cada eixo. Verifique sempre os indicadores das bandas de rodagem, evitando riscos que podem ocorrer nas estradas. O uso de pneus calibrados também diminuem o consumo de combustível e a aumentam a segurança durante a viagem.