Para o estradeiro, saber como está a situação das estradas é fundamental. Saber com antecedência se o trecho está em obras, se há congestionamento ou se o fluxo está tranquilo podem até antecipar a entrega do frete. Existem muitos aplicativos para celular que podem ajudar com este tipo de informação.

Um app que pode ajudar muito o motorista é o Ecorodovias. Com ele, você monitora o status das estradas administradas pelo grupo. É possível ver o tempo, a situação do trânsito, os pontos de pedágio (e o valor do mesmo), postos da polícia e muito mais. Em caso de acidente ou obra na estrada, você recebe uma notificação no celular. Assim fica muito nais fácil de planejar a sua rota!

Para quem viaja com frequência para o Rio Grande do Sul, o app da Triunfo Concepa também informa as condições das rodovias, exibe imagens das câmeras de monitoramento. Caso o seu caminhão fique parado no meio de uma das rodovias administradas pelo grupo, você pode chamar socorro pelo próprio aplicativo.

Se você quer estar informado sobre acidentes, bloqueios, desvios e notícias da estrada, o aplicativo DNIT Móvel funciona como uma central de compartilhamento entre as pessoas que estão na estrada com o Governo. Se você viu alguma situação de risco ou percebeu algum problema na via, você pode comunicar os órgãos competentes para tomarem providência. É a mesma proposta do Eu-Vi, aplicativo desenvolvido pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para monitorar as estradas do Estado.

Outra forma de monitorar a estrada e colaborar com as informações que você vivencia no trecho é o Waze. A mistura de rede social com trânsito ajuda a alertar sobre problemas que possam ocorrer na estrada, falar com os demais usuários e verificar os caminhos com maior intensidade de movimento, podendo prever rotas alternativas. Uma das vantagens do Waze é que, se você estiver passando perto de uma concessionária da Volvo, o aplicativo emite um aviso. Assim fica mais fácil de contar com os nossos serviços quando estiver na rodagem.

Todos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para download nos sistemas iOS e Android.