Uma das preocupações da Volvo é desenvolver caminhões com conforto e segurança para os estradeiros. Para isso, são realizados inúmeros estudos, testes, análises, tudo para que você tenha em mãos o melhor Volvo dos últimos tempos.

A gente faz a nossa parte para você ter segurança na estrada. Mas para isso, você também tem que fazer a sua parte. Às vezes, uma verificada rápida no cargueiro antes de viajar é o suficiente para evitar um acidente no trecho.

Para não ter problemas, preparamos um TOP 10 de atitudes que você deve ter durante o trabalho e que são indispensáveis para a sua segurança:

1) Verifique o caminhão. Cheque a parte mecânica, elétrica, pneus, estepe, freios e água no radiador. Veja se a carga está bem presa e protegida. Se encontrar algum problema, adie a partida para resolver o quanto antes.

2) Confira a documentação (sua, do bruto e da carga). Saiba de que tipo é o frete, se você tem os equipamentos (EPIs) necessários.

3) Saia sempre de tanque cheio. Assim você evita paradas desnecessárias no meio do caminho.

4) Revise a sua rota. Olhe no mapa o trajeto que irá fazer, os melhores pontos para descansar. Calcule o tempo de viagem e de descanso e veja como está a segurança nas regiões por onde vai passar.

5) Não dê carona para desconhecidos, nem comente sobre o frete ou destino para terceiros.

6) Dirija na defensiva, respeitando as normas da via.

7) Determine horários e locais para fazer paradas de descanso.

8) Postos de apoio ao caminhoneiro, da Polícia Rodoviária e de gasolina são excelente e seguros paradouros. Não pare em lugares desconhecidos ou ermos.

9) Se você não chegou a tempo de realizar a entrega no dia, procure um estacionamento seguro para passar a noite.

10) Verifique e acompanhe a carga durante o desembarque. Só entregue a documentação se estiver tudo certo no processo.