Em conversas com nossos amigos de rodagem no Facebook, percebemos que há um grande número de motoristas que prefere guiar o cargueiro durante à noite. O principal motivo é o movimento reduzido. No entanto, isso não é sinônimo de segurança. O cuidado noturno deve ser redobrado!

Se você faz parte da turma que dirige o caminhão só depois do sol se pôr, confira as nossas dicas:

– Antes de partir, veja se os faróis, luzes de freio, finalização, parabrisas e espelhos estão limpos, regulados e funcionando perfeitamente. São eles que vão garantir que você veja e seja visto à noite.

– Use o farol alto apenas em emergências ou para sinalizações a quem vem na faixa contrária. Manter o farol alto durante o trajeto prejudica a visibilidade de outros estradeiros, causando acidentes.

– Caso você seja o prejudicado pela luz alta de um caminhão, mantenha a luz baixa e utilize a faixa de acostamento como referência.

– Durante a noite, a percepção de distância do motorista muda. Por isso, conduza o caminhão um pouco abaixo do limite de velocidade da via, e mantenha uma distância maior dos veículos que estiverem a frente.

– Apesar da redução do tráfego, é durante a noite que pedestres e motoristas imprudentes fazem a festa. Por isso, aumente a atenção no trecho quando estiver próximo de áreas urbanas.

– Mais um motivo para você andar abaixo da velocidade indicada no trecho: animais cruzando a estrada.

– O ideal é que a cada 3 horas você faça um descanso de 20 minutos ou tire um cochilo mais prolongado caso esteja muito cansado.

– Não use remédios, drogas ou outras substâncias para se manter acordado. Uma boa noite de sono vai te deixar revigorado.