Para o estradeiro, ficar parado na estrada resulta em uma série de problemas: falta de segurança, atraso na entrega do frete, risco de assaltos e prejuízo para o bolso. É o tipo de situação que pode ser evitada com quatro atitudes simples. Vamos a elas:

1) Caminhar ao redor do seu cargueiro: Uma volta em torno do caminhão pode ajudar a identificar e prevenir diversos problemas quando feita da maneira certa. Fazendo isso, você pode verificar se há vazamentos hidráulicos visíveis, defeitos nas luzes de alerta e piscas. Do lado de fora também é possível ouvir se o caminhão está fazendo algum barulho suspeito. Também é importante para verificar se a carreta e a carga estão bem presas.

2) Achou algum problema? Não deixe pra depois. Se ouviu algum barulho estranho no bruto, o para-brisa está trancando ou uma das luzes custa a acender, fale com o responsável ou procure assistência antes de viajar. Não minimize os problemas, pois eles podem se tornar grandes no meio do trecho.

3) Conheça o seu cargueiro. Saber aproveitar o máximo que ele tem a oferecer gera menos consumo e menos desgaste de componentes. Se você compreende como o bruto responde a cada ação, consegue prevenir e antecipar os futuros problemas.

4) Cuide da sua saúde. Você é quem está no comando do caminhão. Uma boa noite de sono, paradas regulares, alongamentos e sobriedade fazem com que o foco seja a estrada e imprevistos não aconteçam.