Quanto mais distante e pesado for o frete, melhor o faturamento do carreteiro em uma viagem. No entanto, alguns motoristas abusam dos limites de carga do caminhão, ignorando completamente os riscos e consequências que esta atitude pode gerar.

Um bruto com excesso de peso tem seu sistema de freio comprometido em caso de frenagem. Da mesma forma, a carga excessiva pode deixar o veículo lento e sem potência para manter a aceleração ou subir um aclive. As rodovias também sofrem com esta infração: uma sobrecarga de 10% encurta a vida útil do pavimento em quase três anos.

A lei estabelece que, na pesagem de veículos de transporte de carga, a tolerância máxima é de 5% sobre os limites de peso bruto total; e de 10% sobre os limites de peso bruto transmitido por eixo de veículos à superfície das vias públicas.

Lembrando também que o peso extra prejudica as peças e os componentes do seu companheiro de viagens. Cuide bem do seu bruto, sem excessos, e você garante a sua parceira por muitos e muitos anos.