O inverno está chegando! Como o Brasil é um país enorme, algumas regiões são mais afetadas que outras no clima, mais frio, chuvoso e nublado nesta época. Para o motorista de caminhão, é importante estar preparado para dirigir sob mau tempo e baixa visibilidade. Por isso, separamos algumas dicas para quem vai pegar o trecho nessa época do ano.

Na boleia:
– Antes de partir, revise todos os componentes do seu bruto, principalmente os faróis e lanternas responsáveis pela visualização e sinalizalçao.
– Não exagere no ar condicionado. Pense no choque térmico que você pode ter ao sair da cabine quente para encarar o frio da rua.
– Leve sempre um casaco a mais. Nunca se sabe quando as temperaturas podem variar.
– Beba bastante água. No inverno não sentimos tanta sede. Beber água ajuda a diminuir o ressecamento por causa do ar condicionado, além de trazer todos os benefícios do hábito.

Na carreta:
– Procure sempre ver se a mercadoria está bem presa e protegida contra chuva (caso seja necessário proteção da carga.
– Verifique possíveis vazamentos no baú e faça a devida vedação.

Durante uma chuva forte:
– Se a sua visibilidade estiver prejudicada, o melhor e procurar um lugar seguro e estacionar o bruto até a chuva passar.
– Caso não seja possível parar, ligue os faróis baixos e mantenha uma distância segura dos carros a sua frente. Usar faróis altos prejudica a visão de quem vem na direção contrária.
– Lembre-se de que poças podem esconder desníveis na pista, pegando o estradeiro desprevenido. Evite passar por cima de acúmulos de água.
– Se a estrada estiver extremamente alagada, não tente atravessar o trecho com seu bruto. Além dos riscos para a sua vida e para a carga que transporta, o caminhão pode ser danificado.
– Desembaçador, ar-condicionado e ar quente são melhores que o velho “paninho” para eliminar o embaçamento dos vidros.
– Excesso de água na pista pode provocar hidroplanagem. Por isso, reduza a velocidade e redobre a atenção.

Durante um período de neblina:
– Ligue o farol baixo, e evite usar o farol alto.
– Guie-se pelas faixas da pista para se orientar na estrada.
–  Parar no acostamento pode ser um risco. Se precisar, escolha um lugar mais tranquilo e seguro.
– Mantenha as palhetas do limpador de para-brisas sempre em dia. O sistema de ventilação interno também auxilia na limpeza dos vidros.
– Como a visibilidade é reduzida, rode em velocidade moderada.