Dias, semanas, meses… Há estradeiros que fazem viagens tão longas que o caminhão já virou o seu primeiro lar. Passar tanto tempo assim na boleia de um cargueiro exige que o motorista faça um planejamento antes de seguir viagem – afinal, a estrada é longa! Por isso, listamos os principais cuidados em longas jornadas:

1) Planeje paradas para colocar o sono em dia: a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) recomenda um sono de no mínimo oito horas antes de assumir o volante do caminhão. Uma boa noite de sono faz com que você renda melhor na estrada.

2) Cuidar da alimentação: quando se fala em cuidados com a alimentação, não estamos sugerindo aos motoristas fazerem dieta. O objetivo é ser sensato, por exemplo, estar cansado e comer uma feijoada. O sono tende a ser maior após refeições mais pesadas, como carne, massas e demais alimentos calóricos.

3) Não beber: para os adeptos do “só uma latinha não faz mal”, avisamos: faz sim. Além da perda de atenção, ele prejudica o sono. Sem falar que a bebida pode ficar no organismo por até 24 horas.

4) Leve lanches na cabine: durante a jornada, se a fome bater e não houver como fazer uma parada, apele para lanches como sanduíches, frutas e barras de cereais.

5) Ficar de olho no clima: neste período do ano, o clima fica muito diferente em determinadas regiões do Brasil. Enquanto no Norte e Nordeste os termômetros beiram os 30ºC, no Sul eles podem chegar a zero. Tenha sempre no caminhão uma mala com roupas para diversos tipos diferentes de clima e nunca será pego desprevenido.

6) Não esqueça das pausas regulares: muitas horas na mesma posição pode gerar problemas como dores musculares e lesões por esforço repetitivo. Por isso é importante, além do descanso de 8 horas, fazer pausas menores e com mais frequência para descansar.