Quem trabalha como motorista de caçamba sabe que fazer o basculamento da carga não é algo simples. Existem cuidados importantes que o estradeiro precisa ter na hora de descarregar. Às vezes, uma pequena ação equivocada pode colocar o caminhão e a sua vida em risco. Para a sua segurança, é bom ficar atento nas nossas dicas:

– Carga: O ideal é manter a carga distribuída de maneira uniforme dentro da caçamba. Se ela for úmida e propensa a grudar, redobre os cuidados na hora de bascular. Não exceda os limites legais da carga para o seu bruto e evite uma dor de cabeça durante o descarregamento.

– Área: não realize o basculamento em local movimentado ou perto de pessoas. Crie uma área de isolamento em torno do seu bruto. O melhor lugar para bascular é em terreno firme e nivelado, nunca em inclinações, aclives ou declives. Veja também se não há postes, cabos de luz e rede elétrica que possam ser atingidos com o levantamento da caçamba.

– Caçamba: Verifique se a tampa traseira da caçamba está aberta antes do procedimento. Mantenha o cavalo mecânico alinhado com a carreta para poder descarregar em segurança.

– Caminhão: Na tentativa de descarregar mais rápido, não dê “trancos” ou movimente o caminhão com a caçamba levantada – isso pode prejudicar o bruto, a caçamba e o sistema hidráulico. Da mesma forma, não realize a operação em dias de ventos fortes. Caso o veículo comece a virar, não tente sair do bruto. Fique dentro dele e posicione seu corpo contra o encosto do banco, segurando-se firme.