Dirigir um caminhão pode ajudar a melhorar as condições das estradas? Quando há dedicação e motivação, sim. No norte da Suécia, Roger Henriksson acorda 1h30 da manhã para fazer o transporte de madeira. Seria a rotina normal de qualquer motorista no setor. A diferença é que ele está no volante de um FH 16 750, transportando 90 toneladas em uma carreta de 30 metros de comprimento.

Roger participa de um programa do governo chamado “One More Pile”, que está acontecendo desde 2007. Atualmente, o limite de carga por caminhão na Suécia é de 60 toneladas. Ao adicionar mais uma pilha de madeira, ampliando peso e comprimento da carreta, o transporte se torna mais efetivo e econômico, aproveitando ao máximo os recursos do caminhão, e diminuindo a emissão de poluentes no ar.

“Era assustador no começo, quando olhava no retrovisor e a carga parecia continuar para sempre”, conta Roger. Acompanhe no vídeo (legendas podem ser ativadas clicando no ícone semelhante a uma engrenagem):