Para rodar pelas estradas, o caminhão depende de algo único e insubstituível: a perícia do motorista. Cerca de 90% dos acidentes são causados pelo erro de quem está no volante.

Segundo o Gerente de Desenvolvimento de Motoristas da Volvo Trucks, Andrew Down, o segredo está na preparação. “O papel do estradeiro é fundamental para aumentar a segurança nas estradas e evitar situações perigosas”, conta. Para ele, a tecnologia do ambiente moderno colabora para caminhões cada vez mais seguros, mas ao mesmo tempo gera problemas como o uso de telefones celulares – que provocam distração durante a jornada no trecho. Por isso ele salienta alguns cuidados e atitudes que o condutor deve prestar atenção:

– Evitar distrações: O celular está chamando? Recebeu mensagem de texto? Então deixe para retornar quando estiver com o caminhão parado. Nada de dirigir enquanto mexe no celular.

– Colaboração em ultrapassagens: Estes se tornaram acidentes mais comuns nos últimos dias. Se o veículo atrás de você estiver mais rápido, alerte-o com a possibilidade de ultrapassar pela esquerda. Você também pode reduzir a velocidade, dando espaço a sua frente para que o automóvel retorne com segurança.

– Atenção nas manobras de retorno: Nem todo motorista sabe que, para um caminhão dobrar à esquerda, o bruto precisa ficar à direita. É o tipo de manobra em que você precisa aumentar o cuidado e alertar ao máximo os motoristas que estão atrás de você.

– Manobrando: Nem todo mundo ouve o sinal de alerta de ré emitido pelo caminhão. Garanta a máxima visibilidade da parte traseira, e não tenha receio de descer e verificar a posição ideal. Na dúvida, peça ajuda para alguém cuidar o movimento.

– Confiança excessiva: Você viaja todo o tempo pela mesma rota e acha que a conhece como a palma de sua mão. Muitos acidentes acontecem exatamente nas estradas que os condutores supostamente dominam. Surpresas e mudanças podem ocorrer no caminho, então a atenção ainda é fundamental.