Um dos principais custos para quem atua no setor de transportes é o diesel. Ele pode representar até 50% nas despesas dos transportadores. O consumo de combustível não prejudica apenas nas finanças: sem uma direção efetiva, mais poluentes são eliminados na atmosfera, prejudicando o meio ambiente.

Empresas e motoristas conscientes já adotam práticas de direção para diminuir custos e aumentar a eficiência, como planejamento de rota, condução inteligente, manutenção frequente do veículo, dentre outras. Para ajudar os estradeiros e frotistas nesta missão, a Volvo desenvolveu o I-See, uma tecnologia inovadora que lê as estradas e indica as melhores configurações de condução para o motorista.

Conectado diretamente com a caixa de câmbio inteligente I-Shift, o I-See memoriza a topografia da rota realizada pelo caminhão, desde as menores e mais leves inclinações às mais acentuadas. Assim, da próxima vez que o bruto seguir pela mesma rota, o sistema irá identificar e escolher a aceleração e as trocas de marcha mais adequadas no caminho – como aumentar a velocidade perto de um aclive para manter a inércia, ou utilizar o freio-motor em descidas. É o único sistema do gênero no mercado que faz a leitura das rodovias em tempo real, não dependendo de mapas, com uma tecnologia extremamente confiável.

Confira no vídeo abaixo o funcionamento do I-See: