Um Volvo FH de oito toneladas contra um dos carros mais rápidos do mundo – o Koenigsegg One:1. Este foi o cenário do mais novo filme da Volvo, feito para proporcionar o teste definitivo à nova caixa de câmbio dupla I-Shift.

Lançado na última terça-feira, o vídeo apresenta a disputa entre um FH 540 e um Koenigsegg One:1, que tem tantos cavalos de potência quanto o seu peso em quilos (1360kg),  o que o torna o primeiro megacarro do mundo. Para o desafio, o Volvo FH precisa dar duas voltas no mesmo tempo em que o Koenigsegg.

“A embreagem dupla I-Shift trabalha por duas, o que é verdadeiramente único no mercado dos veículos pesados. No entanto, já é utilizada uma tecnologia semelhante em carros esportivos. Assim, este foi um desafio perfeito”, afirma Jeff Bird, Diretor de Testes para a Imprensa da Volvo Trucks.

Dentre as semelhanças entre o bruto com embreagem dupla I-Shift e os esportivos, está a mudança de marcha sem esforço. Para o teste, foi escolhida a pista de Knutstorp, no Sul da Suécia, conhecida pelo terreno acidentado e pelas curvas exigentes. “Poderá parecer um ambiente diferente para um caminhão pesado, mas a verdade é que a embreagem dupla I-Shift é muito útil em condições que pedem várias mudanças de velocidade. As trocas sem esforço da caixa de câmbio melhoram incrivelmente as características de condução”, assegura Bird.

“A embreagem dupla I-Shift é absolutamente incrível. É particularmente assinalável em inclinações, onde o caminhão não se retrai – flui com suavidade, sem sentir as trocas de marcha. Quando se trava, reduz de forma suave e confortável. O caminhão tem realmente o coração de um carro esportivo”, diz Tiff Needell, personalidade do automobilismo e que dirigiu o Volvo FH neste teste.

A nova caixa de câmbio dupla da Volvo foi lançada na Europa em junho deste ano, mas ainda não está disponível no Brasil.

Quer saber como foi a disputa? Então confira o vídeo abaixo: