Quem vive nas estradas do Brasil conhece de perto os perigos que podem surgir a cada curva que passa. Perder amigos do trecho ou cruzar com acidentes nas rodovias já fazem parte da rotina. Segundo estudo, uma das grandes responsáveis pelo número de incidentes é a falta de atenção.

A pesquisa realizada pela Arteris, uma das principais companhias de concessões rodoviárias no país, apontou que cerca de 80 dos acidentes em suas estradas acontecem por falta de atenção e 15% por distrações na direção.

Um dos responsáveis por este alto número é o celular: 48% dos estradeiros já passaram por alguma situação de risco, e em 23% dos casos, o aparelho foi responsável pelo incidente. De acordo com o estudo, discar um número no celular aumenta em 8 vezes o risco de acidente, enquanto procurar o telefone enquanto dirige aumenta em 7 vezes e mandar uma mensagem, 4 vezes.

Os estudos também apontam que o principal responsável pela segurança do estradeiro, o cinto de segurança, não é utilizado por 25% dos motoristas e por 41% dos passageiros.